Você sabe o que é amor?

Início | Blog | Você sabe o que é amor?

hand-141377_1280

O tempo atual é ótimo para definirmos o que é amor. Achou estranha essa frase? Pois é, provavelmente você deve ter assistido na televisão as constantes reportagens, onde pessoas estão se atacando gratuitamente por motivos tão banais, como a divergência de partido político ou time de futebol, ou ainda por um “amor” não correspondido. Pessoas que dizem amar um time, uma pessoa ou uma ideia e acabam gerando “guerra” por elas. Diante de todo esse cenário, convido você a refletir sobre o amor com base no texto da primeira carta de Paulo ao coríntios, capítulo 13, versos de 4 a 7, onde lemos:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Sejamos sinceros

Você já disse estar apaixonado ou amar alguém ou alguma coisa? Sejamos sinceros, todos nós já dissemos isso alguma vez em nossa vida, por mais jovem que você seja, é provável que você já tenha usado algumas dessas expressões. Mas você sabe o que é verdadeiramente o amor? Muitos de nós achamos que sabemos a resposta dessa pergunta. Mas, na verdade, conhecemos o amor humano. O texto apresentado acima mostra-nos o verdadeiro significado do amor. Vamos ver detalhadamente o que o texto nos diz.

O texto começa falando que o amor é sofredor, nossa! O amor nos faz sofrer? Sim, mas nos faz sofrer a dor do outro a ponto de fazer com que eu me compadeça da dor do outro e o ajude. Depois o texto fala que o amor é benigno. O amor jamais deseja o mal alheio. Agora ele diz que o amor não é invejoso. O amor verdadeiro não gera em nós inveja por outras coisas ou pessoas. O texto também diz que o amor não se trata com leviandade, ou seja, o amor não é insensato ou irracional. E o amor não se ensoberbece, ou seja, o amor é humilde, é simples. Uma parte do texto que me chama muita atenção é quando Paulo fala que o verdadeiro amor não busca os seus interesses, o que temos visto nos dias de hoje é um amor que só busca seus próprios interesses.

O texto termina com uma das mais belas frases que já li. “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” essa frase sem sombras de dúvidas nos mostra com clareza que o estamos vivendo em nosso país é falta de amor. Posso te dar uma dica? Ame mais! Mas ame verdadeiramente, assim como Jesus te amou na cruz e como Ele espalhou esperança em uma sociedade que perdeu a capacidade de amar. Ame como Jesus amou a sua igreja!

Autor: Leonardo Maraga